quarta-feira, 13 de maio de 2009

- Quem? Chulo, parasita! O que é que pagar, tem a ver com receber?

Hoje, o dia tem sido angustiantemente melancólico.

Sinto-me defraudado e enxovalhado pelos governantes do país onde nasci, cresci, amo e luto para que seja um pouco melhor.

Entre ouvir Red House Painters e… Não é hoje que vou prescindir do meu bálsamo da alma. Ai, Rodrigo Leão…, se soubesses…

Quero, neste momento, afirmar aqui, como quem deseja dizer algo para todos ouvirem, até mesmo aqueles que põem algodão, tampões e tudo o mais nos ouvidos, para que não lhes cheguem os brados dos que gritam:

Os portugueses não têm os governantes que merecem!

Os portugueses, ainda que tenham, em grande parte, o espírito de ovelha que segue na fila sem grande protesto, são, na sua maioria, gente de boa-fé. Analfabetos, iletrados, letrados e tudo o mais, merecemos, acima de tudo, ser tratados com respeito por aqueles que sustentamos, não apenas no corpo, mas também na alma, no ego, nos vícios, nos desperdícios e até nos chicotes que nos chicoteiam.

A cultura de vir permanentemente tirar "trigo" do celeiro para o qual não só não contribuem, mas que também incendeiam, enquanto espancam e matam os escravos que se arrastam na seara para mantê-lo com alguma coisa...

Esta política de cobrança de impostos, compulsivamente, terá e tem a sua justificação. Mas quem a impõe não tem a menor legitimidade moral para o fazer. Quem leva dois e três anos a pagar, quando paga, não tem absolutamente nenhuma legitimidade para cobrar, coimar, julgar e punir aqueles que, mesmo deixando de comer e permitindo que os filhos lhes morram nos braços de fome, ainda assim conseguem pagar os impostos resultantes das facturas que emitiram para um "Estado" que nunca as pagou.

Isto, realmente, é muito grave. Mas há algo ainda mais grave.

Depois de nos comprometermos a cumprir planos para pagar o que não devíamos pagar — impostos pelo… falta-me a palavra, apesar de o meu vocabulário não ser exatamente curto ou limitado… — e, efetivamente, cumprindo-os, recebemos, em tom de "vamos dar cabo desses… todos", a notícia, enviada por correio registado e mais não sei o quê, de que… pois; era, mas agora já não é.

Despe a roupa e vai-te prostituir, que agora quero tudo de uma vez e rápido.

"Ah, e tal, não recebi!"
"Quem? Chulo, parasita! O que é que pagar tem a ver com receber?"


© Mário Rodrigues - 2009

2 comentários:

Nilredloh disse...

Ol´´a M´´ario,

As vezes eu tambem fico com a sensaçao de que ambos nada teem a ver um com o o outro. Que `as vezes pagamos para os fazermos rir, nao pelo dinheiro. Ate porque o dinheiro... eles sao insaciaveis, e´ um facto, mas, caramba, ja´ roubaram tanto! O Pais esta´ de tanga porque os nossos governantes roubaram TUDO o que o nosso Pa´´is tinha. E os outros Europeus sao abutres a rondarem o moribundo.

Um abraço e, j´´a agora, um Feliz Natal e um Ano Novo com muita Saude e muita Felicidade!

Jorge

Mário Rodrigues disse...

Olá Jorge,

Não tens com que te preocupar!
Como podes observar eu escrevi isto em Maio de 2009!
Agora já nada é assim!
...
É pior, porra!...

Um abraço para ti

Mensagens populares