domingo, 15 de janeiro de 2012

Psiquiatria...


Nas sociedades pré-históricas, primitivas e nos inícios das civilizações, as doenças mentais eram de origem divina ou mágica. Os terapeutas eram os feiticeiros e os sacerdotes. Os tratamentos compreendiam terapias físicas.

Com os gregos e as escolas de orientação filosófica e psicológica, somática e mistas, as coisas modificaram-se um pouco. Hipócrates em 450 a.C.-355 a.C. desenvolve a teoria dos humores e considera a doença mental como uma doença somática ou seja do corpo. As terapias utilizadas eram os banhos, as dietas, purgantes, vomitórios (produtos que induziam o vómito) e sangrias. A teoria doas humores baseava-se nos quatro humores existentes no organismo pela própria natureza do homem: sangue, fleuma, bílis amarela e atrabílis, representando terra, ar, fogo e água tendo como consequência a demência, o furor maníaco, a melancolia e a cólera.

Por que razão venho eu agora com isto?

Porque vai voltar a ser preciso saber estas coisas!...

© Mário Rodrigues - 2012

Sem comentários:

Enviar um comentário

…Escrevo, principalmente, por falta de espaço dentro de mim para tantas emoções e tão grandes (para mim). Anseio pelos comentários, porque fico com a sensação de que os pingos de emoção que transbordo caiem em terras fecundas, e coadjuvam o nascimento de novas emoções, e produzem opiniões e contra pontos e desafios… e isso. Isso é “geleia real”, para as nossas vidas…

Mensagens populares