quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

As forças interiores e outras trivialidades...

Contava Roberto Rosselini...

Um agricultor num dado dia, levou consigo o seu filho e Borino o cão. Na sequência dos seus lavores, deixa a criança e o cão debaixo de um grande carvalho. Horas depois, quando regressa, encontra a criança degolada com marcas de dentes na garganta. Com o coração destroçado de dor mata o cão. Imediatamente após vê uma serpente enorme e toma consciência do tamanho da injustiça que acaba de cometer. Perturbado coloca respeitosamente o animal numa cova coberta de rocha e colocou-lhe uma inscrição que dizia - “ Aqui Jaz Borino a quem a ferocidade dos homens matou”
...
Vário séculos depois, foi construída ali uma estrada junto do túmulo do animal. Os viajantes, fatigados das suas viagens, descansavam junto carvalho e liam a lápide. Um dia alguém sob o peso da fome, da peste e do cansaço rezou e pediu a intercepção do sepultado vitima dos homens junto das divindades para que a dor lho fosse aliviada.
...
E os milagres aconteceram. Anos depois, os habitantes construíram uma igreja bela Igreja e, lá dentro, um tumulo digno. Eis que, aquando da trasladação dos restos mortais, se deram conta que se tratava de um canídeo...

As realidades e as situações despoletam fenómenos extraordinários dentro das pessoas! Não obstante, elas mesmas, as realidades e as situações, numa conspiração vital, também no contrário são exímias...


© Mário Rodrigues - 2010

15 comentários:

  1. Nas tuas próprias palavras:
    "O grande drama do ser humano, foi ter passado a ser humano. Enquanto antropóide tudo era mais simples…"

    Era para ter escrito sobre deuses. Mas a realidade é, com bem demonstras, muito mais emocionante que as ficções do espírito.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Meu bom amigo Cybe,

    Eu, e sabes que sincero, apenas te desejo...
    O resto está por conta...
    Ou não!

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. O ser humano é esse poço sem fundo, cheio de contradições. Mata e ama, e tantas vez crê apenas pela necessidade de crer. O algo superior de que tanto necessitamos muitas vezes é apenas uma criação nossa. Mas funciona Mário, felizmente.
    Feliz Natal. Um beijo. :)

    ResponderEliminar
  4. Tens toda a razão, funciona...

    Um beijo e um feliz Natal

    ResponderEliminar
  5. Que tragedia! Coitado do cao! E´ mau o Homo sapiens! Tenho dez Professores de Civismo, sao todos Gatos. Infelizmente Mario, o leitor so sofre por o texto estar tao bem escrito, por se esquecer que nao esta a ver um filme, mas apenas a ler...

    ResponderEliminar
  6. Votos de um feliz Natal e um Ano Novo harmonioso!

    Bjos

    ResponderEliminar
  7. Olá Jorge,

    Há leituras que podem ser belas longas-metragens!...

    Um abraço

    ResponderEliminar
  8. As realidades fazem-nos ver a mesma coisa , de várias maneiras diferentes...
    Feliz 2011.

    ResponderEliminar
  9. *
    Amigo
    ,
    que as vagas de 2011,
    vos(te) traga um mar de saúde e
    marés de coisas boas (se possível)
    ,
    abraçada amizade,
    ,
    *

    ResponderEliminar
  10. Só desejar desejo
    Que o dobro de tais marés
    No ano de 2011
    Como um bocejo
    Afague teu convés

    Nas bolinas da vida, que os ventos beijem o bombordo

    Abraço

    ResponderEliminar
  11. Olá meu anjo!

    Hoje a visita é rápida! Venho agradecer a você por ter caminhando comigo em 2010, por se fazer presente em minha vida.

    Que as realizações do ano, sejam apenas sementes alcançadas este plantadas, que serão colhidas com maior sucesso no ano vindouro, obrigada por ter estado comigo em 2010, espero que nossa amizade possa solidificar-se ainda mais em 2011, pois você é muito importante para mim.

    O meu desejo é que seu Novo Ano e todos os dias de sua vida e das pessoas que você ama, sejam de PAZ, de Luz, Amor, Sabedoria, Fé, Prosperidade, Saúde, Esperanças, Conquistas, Vitórias e Realizações.

    Muitas energias positivas para você e sua família!!!

    E que venha um 2011 pleno em Felicidade!

    Beijos de luz em seu coração,

    Anna

    ResponderEliminar
  12. o ser humano é mesmo um animal estranho, não é?!

    ResponderEliminar

…Escrevo, principalmente, por falta de espaço dentro de mim para tantas emoções e tão grandes, para mim. Nos comentários, fico com a sensação de que os pingos de emoção que transbordo, caiem em "terras fecundas" e coadjuvam o nascimento de novas emoções, produzem opiniões, contra pontos e desafios… E isso, isso é “geleia real”, para as nossas vidas…

Mensagens populares