terça-feira, 19 de outubro de 2010

Passos

Há passos nas nossas vidas, que são marcados pelos passos que damos na nossa vida de passos vividos e com passos por viver...
Com passos percorremos caminhos, quantos deles, longos e pedregosos caminhos, onde os passos são difíceis e dolorosos...
Dos que já dei, tento reter as arestas aguçadas que me rasgando o dorso ensinaram manhas para os próximos...
De muitos deles, não lhes soube o significado nem sei se algum dia saberei...
Nos que já dei, desgraçadamente, algumas vezes via alguém a meu lado com maior fardo; sim, há sempre fardos maiores. Tive, nessa altura dificuldade em ajudar os outros, mesmo porque nada tinha para além de ouvidos com que escutar lamentos e desabafos...
A cada lamurio que ouvia, sentia-me um pouco melhor, mesmo porque acabava de constatar que tinha sido miseravelmente útil, por momentos, a alguém. Hoje, com passos dados e, espero, muitos para dar, vejo essencialmente o caminho de uma maneira diferente da que via. Vejo também que o que nos pode ajudar não é o caminho que percorremos, mas as memórias e as lições dos passos dados, bem como o propósito e a vontade de outros passos vir a dar!...
E há sempre uma coisa que posso fazer! Escutar!...

(Este texto, hoje, é especialmente dedicado à Cátia)

© Mário Rodrigues - 2010

3 comentários:

  1. E isso é tanto!
    E cada vez mais raro. Até já há quem pague para ser ouvido...

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. O pior são as perguntas. O não saber porque as coisas acontecem. Porque NOS acontecem. As dúvidas também matam.


    Obrigada pelas palavras *

    ResponderEliminar
  3. não consigo falar e chorar ao mesmo tempo. nem nada me conforta tanto como o silêncio ouvinte da minha mágoa. mas as palavras valem ouro na mesma pela intenção só não têm o mesmo impacto.

    um beijo

    ResponderEliminar

…Escrevo, principalmente, por falta de espaço dentro de mim para tantas emoções e tão grandes, para mim. Nos comentários, fico com a sensação de que os pingos de emoção que transbordo, caiem em "terras fecundas" e coadjuvam o nascimento de novas emoções, produzem opiniões, contra pontos e desafios… E isso, isso é “geleia real”, para as nossas vidas…

Mensagens populares