terça-feira, 30 de junho de 2009

Planeamento familiar? Onde?

No centro de saúde de Alhandra, existem consultas de planeamento familiar, que na realidade não estão acessíveis aos seus utentes alvo. Assim, existe um pequeno número de consultas disponíveis por mês, que só pode ser marcado nos dias 30 de cada mês às 11.00h da manhã.
1. A população activa e em idade de planeamento familiar, está a trabalhar às 11.00h, a menos que estejam desempregados.
2. Às 11.00h dos dias 30 de cada mês, já não existem consultas disponíveis, visto que os utentes se deslocam para uma fila a partir das 7.00h.
3. A culpa da situação é atribuída, pelo centro de saúde, ao facto das pessoas se deslocarem muito cedo para lá. Discordo pelo simples facto de que, enquanto se disponibilizar 20 consultas para 1000 pessoas, de certo que em breve as pessoas passarão a ir para lá uma semana antes.
4. As mulheres em idade fértil, activa e não só, servidas por este centro de saúde, não têm qualquer possibilidade de fazer consultas de planeamento, bem como os respectivos cuidados de prevenção das neoplasias da mama do colo e outras que deveriam ser vigiadas, sinalizadas e tratadas atempadamente, sendo que se trata de patologias em que a prevenção é igual a manter-se viva.

2 comentários:

  1. E o povo, que mais ordena, vira-se para os técnicos que os recebem e injuríam-nos, sem saber a quem dirigir as culpas. E as vozes de uns e de outros, que sentem na pele a injustiça, são as que de facto não chegam aos céus. E quem trabalha pensa: "que não chegue a minha vez", a dor das costas, o sangue da tripa, a dor de cabeça constante, a expectoração... essa é do tabaco, talvez tarde demais, o resto já passa... O cemitério que não chega para todos, mas não importa, que a estatística diz que o país vai ficando cheio de velhos... Velhos, secos, tesos e rotos, doentes ainda por cima, com uma qualidade de vida terceiro mundista num país que quer estar à frente do progresso, mas que continua a tratar como lixo os desprotegidos (deveria ser esta a medida).

    O planeamento familiar acontece, cá e sempre por obra de alguém que não é gente. Chamam-lhe Céu, mas até lá chegarmos passaremos cá pelo Inferno que nada fizemos para merecer. E naquele eu não acredito... Na minha única vez tinha que me calhar esta m****...

    E nestes dias tem-me batido tanta vez aquela tua frase: "Há vidas melhores...", que nem imaginas...


    Abraço,

    ResponderEliminar
  2. CybeRider,
    Os maus tratos aos velhos, aos novos, aos assim e assim, as antecâmaras da morte que são muitos lares, hospitais e outros que tais, a contrafacção dos medicamentos, o modo como e estado parasita, os que ainda trabalham, etc, não passam de elementos de uma conspiração para enfraquecer uma nação, para que cega, eleja um qualquer ditador que se mostrará com sendo a nossa salvação, mas… Falarei mais sobre isto um dia destes…
    Um abraço

    ResponderEliminar

…Escrevo, principalmente, por falta de espaço dentro de mim para tantas emoções e tão grandes, para mim. Nos comentários, fico com a sensação de que os pingos de emoção que transbordo, caiem em "terras fecundas" e coadjuvam o nascimento de novas emoções, produzem opiniões, contra pontos e desafios… E isso, isso é “geleia real”, para as nossas vidas…

Mensagens populares